segunda-feira, fevereiro 18

Filmes – Festival Cinema Berlim

Mais uma vez realizou-se o festival de cinema de Berlim, este festival é um dos mais consagrados festivais de cinema da Europa e neste ano teve alguns filmes apresentados que constituíram novidade, pois pela primeira vez um documentário musical de uma banda foi inscrito como concorrente na categoria principal que tem premio o urso de ouro.

Mas a decisão do júri não passou por ai e o filme que ganhou o galardão máximo do festival de cinema de Berlim foi um filme de origem brasileira “ Tropa de Elite “ do realizador José Padilha. Este filme retrata a vida nas favelas brasileiras olhando a vertente de corrupção e violência policial dentro das mesmas sendo no mesmo retratado um episódio em que as forças especiais intervieram de forma a fazerem uma limpeza, enfim o controverso filme conquistou assim o Urso de Ouro.

Outros prémios ressaltam deste festival destacando-se assim o urso de prata para o documentário "Standard Operating Procedure" de Errol Morris, e a nível de realização o urso para Paul Thomas Anderson, pelo filme"There Will Be Blood".
Já em relação aos melhores actores os galardões foram para à britânica Sally Hawkins no filme "Happy-Go-Lucky" e para Iraniano, Reza Naji pelo seu papel em " Song of Sparrows”.

Neste ano de 2008 o Festival Cinema Berlim teve o Júri foi liderado pelo cineasta e realizador grego Costa-Gavras

0 comments: